Ao contrário do que se pensa, a ansiedade é um mecanismo de defesa do corpo. Um alarme natural que dispara sempre que nos deparamos com uma situação desafiadora.
Não é à toa que a ansiedade é conhecida como o mal do século, ainda mais agora nesse momento de pandemia. Pode trazer sentimentos como medo, dúvida ou expectativa, mas o mais importante é ficar atento à persistência e duração destes episódios.
Quando esses sentimentos aparecem acompanhados por exemplo de medos irracionais, inquietação mental ou física, muita dificuldade para relaxar, insônia, procrastinação, preocupação excessiva, irritabilidade, a ansiedade passa a ser caracterizada como transtornos de ansiedade.
Podem ser manifestar através de transtorno de ansiedade generalizada (TAG), ansiedade social, ataques de pânico, comportamento obsessivo compulsivo e pode resultar em depressão.
Crises de ansiedade frequentes podem levar a alterações hormonais que, por sua vez, podem resultar em mais estresse e problemas de saúde. Alguns sintomas físicos de ansiedade podem ser enjoo e vômitos, tontura ou sensação de desmaio, falta de ar, dor no peito, palpitações no coração, dor de barriga, roer as unhas, entre outros.
Se o quadro ansioso estiver incomodando o suficiente para atrapalhar as atividades do dia a dia, procurar ajuda de um profissional pode ser bom, então não hesite em procurar ajuda! O tratamento para quem sofre de ansiedade varia de acordo com a sua causa e pode ter vários tipos de abordagens.